top of page

1. Prepare-se 

Faça um resumo do seu problema antes da consulta, escreva-o se possível. Coloque os fatos em ordem desde o início dos sintomas até o dia da consulta. Anote todos os medicamentos que você toma ou tomou durante o período em que esteve doente, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Anote inclusive a dosagem tomada. Nunca deixe de informar ao seu médico sobre qualquer alteração ou inclusão de novo medicamento, mesmo que não seja da especialidade daquele médico. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

Anote, também, as doenças importantes que seus familiares mais próximos tenham sofrido.

Se for diabético, não se esqueça de levar suas últimas medidas de “açúcar no sangue”. Procure medir e anotar a glicemia com maior frequência no período próximo à consulta

2. Leve seus exames mais recentes

Leve os exames relacionados à sua doença atual. Se forem exames de imagem, leve as “chapas” e não apenas os laudos. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. Na consulta leve os exames que tenham, no máximo, um ano. Se o médico precisar de resultados mais antigos, leve-os na próxima consulta.

3. Horário

Programe-se para chegar na hora marcada. Se por algum motivo houver a necessidade de se atrasar ou faltar, avise à Secretária. Da mesma forma, o médico compromete-se a avisá-lo o motivo de eventual atraso em sua agenda.

4. Acompanhante do paciente

O paciente que determina se quer ou não acompanhante na consulta. Se você for acompanhante, deixe que o doente descreva os próprios sintomas (a menos que ele seja criança). Após ouvir o relato, acrescente os detalhes que entender relevantes e que o paciente possa ter esquecido.

Se o paciente for pessoa idosa, um acompanhante pode ajudar bastante a organizar todas as informações transmitidas pelo médico. Normalmente, são muitas recomendações, muitos papéis e muitas tarefas para agendar.

 

5. O que dizer ao médico

O paciente tem o momento da consulta para contar o seu problema da forma como quiser. Quando são feitas perguntas diretas o paciente deve dar respostas bem objetivas e sinceras. Esclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse ou peça orientações por escrito. Se algum termo utilizado pelo médico não ficou claro, pergunte.

 

6. Marcando a próxima consulta

 

Marque a próxima consulta com a Secretária logo após sair do consultório. É muito provável que a agenda de seu médico esteja cheia, por isso, marque sua próxima consulta com antecedência para o período certo de acordo com a recomendação de seu médico.

 

Sobre os exames pedidos pelo médico:
1. Segure a ansiedade
Pode abrir seus exames antes do médico, mas não se desespere se vir algo estranho. Os resultados dos exames devem ser analisados em conjunto com outros aspectos clínicos. E não se esqueça: O "Dr. Google" é uma ferramenta útil, porém, não substitui a consulta com o seu médico.
2. Agende os exames solicitados com antecedência
 
Procure agendar seus exames de forma que fiquem prontos um pouco antes da data da próxima consulta. E não esqueça de anotar na agenda. Normalmente, os exames de sangue ficam prontos em alguns dias e não necessitam de agendamento. Em alguns casos especiais, é necessário agendamento e um preparo especial além do jejum . Por isso, nunca deixe de consultar o laboratório onde será atendido. Já, os exames de imagem, como tomografia e ultrassom, devem ser agendados com maior antecedência.
 
LEMBRE-SE: o resultado do tratamento depende muito de você, de suas informações, de sua dedicação em tomar a medicação e realizar os cuidados recomendados. 

NAS CONSULTAS

Rua Ernesto Brasílio, n. 14, sala 209 (Galeria Central), Centro, Nova Friburgo-RJ

  • Instagram
Acessibilidade para deficientes.

© 2023 by Maple Park Family Practice. Proudly created with Wix.com

bottom of page